Asilos

ASILO JOÃO KUHL FILHO

Em 17 de Janeiro de 1917, o Asilo João Kuhl Filho nascia com o nome de Asilo de Mendicidade de Limeira. Em 1949, em razão do falecimento do Sr. João Kuhl Filho, após três anos, sua família delegou poderes a uma entidade da cidade chamada Confraria da Boa Morte e Assumpção, para dar continuidade ao trabalho até então realizado. A Confraria da Boa Morte que tinha em seus quadros pessoas influentes da cidade, aceitou a incumbência, assumiu a administração do Asilo, elaborou novo estatuto social, elegeu nova diretoria e, em 16 de agosto de 1952, mudou o nome para Asilo João Kuhl Filho, em homenagem ao seu fundador.

1) Quantos idosos vivem hoje? Quantos homens? Quantas mulheres?
Total de 78 idosos, entre eles 38 homens e 40 mulheres

2) Como a instituição se mantém?
A instituição vive de doações e subvenção e parte dos pagamentos dos idosos que possuem aposentadoria 70%, como rege estatuto do idoso.


3) Como é a estrutura do asilo?
Atualmente o Asilo possui, em seu nome pessoa jurídica, 27.107 m2 de área física e 3.810 m2 e área construída. No Asilo há espaço para múltiplas atividades que aumenta a autoestima e desperta o humor do idoso como: passeios, baile, festa dos aniversariantes do mês, almoços em datas festivas oferecidos por voluntários ou clubes de serviços, etc.


4) Quantas pessoas fazem parte da equipe? São voluntários ou não?
56 pessoas fazem parte do quadro de funcionários, sendo que 32 são voluntárias. A equipe técnica é constituída de profissionais especializados, sendo eles assistente social, médico, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, dentista, nutricionista e enfermeiras.


5) O asilo hoje possui capacidade máxima? Como se dá a chegada de novos idosos?
Sim, registrado pela Vigilância Sanitária. Com relação a chegada de novos idosos, segue o estatuto do idoso, recebendo solicitação de políticas públicas, familiares, conselho do idoso, promotoria e juizado.

CONTATOS DO ASILO JOÃO KUHL FILHO
Fone: (19) 3441-7414





RECANTO DOS IDOSOS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

O Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário foi inaugurado no dia 12 de agosto de 1995 e iniciou suas atividades no dia 20 de outubro do mesmo ano. A primeira moradora do Recanto foi a senhora Virginia Guimarães. Atualmente a instituição atende em regime residencial.


1) Quantos idosos vivem hoje? Quantos homens? Quantas mulheres?
Ao todo 26, sendo 13 homens e 13 mulheres.


2) Como a instituição se mantém?
A instituição é mantida com recursos dos próprios idosos (aposentadoria/e ou mensalidade). Conta ainda com o apoio das comunidades São Benedito, Bom Jesus, São Geraldo e Santo André, que realizam eventos para que possamos cumprir com nossos compromissos mensais: folha de pagamento, impostos, água, luz, telefone, entre outras.


3) Como é a estrutura do asilo?
Atualmente a instituição possui uma médica geriátrica voluntária que atende uma vez por semana. Tem ainda a presença da Enfermeira Responsável Técnica, de segunda a sexta feira. Além disso, o Recanto dos Idosos mantém convênio com a Help Móvel, para casos de emergência.


4) Como se dá a chegada de novos idosos?
O Recanto dos Idosos oferece atualmente dois tipos de vagas: Social e Particular. Para ingressar no Recanto, o idoso passa por um processo de triagem com exames médico e laboratorial. Há também uma entrevista com assistente social e enfermeira responsável. Dependendo dos resultados dos exames e também da entrevista, esta equipe é responsável por liberar ou não o idoso em ingressar ao Recanto.


5) Qual o objetivo do asilo?
Nosso objetivo será sempre manter a dignidade, respeito e carinho, visando proporcionar um atendimento integrado em todas as múltiplas características da vida humana, independente da idade.

CONTATOS DO RECANTO DOS IDOSOS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Fone: (19) 3442-1946 







ASILO CASA DA VOVÓ
O Asilo Casa da Vovó existe a cera de 15 anos, porém, somente em 2004 ele passou a ser regularizado com as normas legais e passou a ser reconhecido pelo Conselho Municipal Do Idoso. A partir desta data, foi formada uma diretoria voluntária que possibilitou o funcionamento legal da instituição. Em setembro de 2011, o Asilo foi parcialmente atingido por um incêndio. A ala masculina foi totalmente destruída. Com o apelo feito através da imprensa, a diretoria da instituição acabou ganhando um terreno de 3600 m², no Jardim Fênix, e aguarda apenas a regularização do processo para iniciar a construção do novo espaço.


1) Quantos idosos vivem hoje? Quantos homens? Quantas mulheres?
Ao todo vivem 15 pessoas, sendo oito mulheres e sete homens.


2) Como a instituição se mantem?
A instituição vive de doações e subvenção e parte dos pagamentos dos idosos que possuem aposentadoria 70%, como rege estatuto do idoso.


3) Como é a estrutura do asilo?
Hoje o asilo está num prédio com quatro quartos, dois banheiros, cozinha e lavanderia. Não possui profissionais da saúde que atendem no prédio, por isso, todos os idosos que necessitem de atendimento médico são encaminhados ao sistema público de saúde.


4) Quantas pessoas fazem parte da equipe? São voluntários ou não?
São nove funcionários trabalhando atualmente na instituição. Todos possuem vínculo trabalhista.


5) O asilo hoje possui capacidade máxima? Como se dá a chegada de novos idosos?
O Asilo Casa da Vovó abriga hoje sua capacidade máxima. Geralmente, a família do idoso é quem procura a instituição. Depois disso, é feito uma triagem para saber as condições de saúde do idoso para saber a possibilidade do ingresso dele no Asilo.

CONTATOS DO ASILO CASA DA VOVÓ
Fone: (19) 3444.1881
E-mail: siladutra@hotmail.com